Biografia

Quem é Toni Garrido?

Filho de Teresa Silva e Antônio bento da Silva, é filho adotivo de Ofélia, possui ascendência de índios, caçula de três irmãs, sua mãe biológica trabalhava de empregada doméstica na casa de Ofélia Garrido, mulher que vendo as dificuldades de Teresa, acabou criando Toninho (Toni).

A família “Garrido” pertencia a classe média de Copacabana, sua mãe adotiva, Dona Ofélia o matriculou numa escola onde deu a oportunidade de Toni estudar e correr atrás de seus sonhos.

Toni começou a tocar violão e cantar durante encontros de jovens na igreja e , devido à aceitação e liberdade para se expressar, descobriu que queria trabalhar com música.

A vida de Toni no mundo da música começou como vocalista da extinta banda bel, onde chegou a emplacar o sucesso “Romário”, em homenagem ao artilheiro.

Em 1994, durante o período em que o então vocalista do cidade negra, Rás Bernardo, saiu do grupo, foi convocado para substituí-lo.

A partir de sua entrada, o cidade passou a ter um perfil melodicamente mais pop e de igual maneira dançante, mas sem fugir ao universo do reggae. Conclusão: fez do CD “Sobre todas as forças” campeão de vendas, atingindo 800 000 cópias, estourando músicas como “Aonde você mora”, “Pensamento” e “Doutor”.

Toni continuou se destacando à frente do grupo cidade negra e no disco “O erê”, lançado em 1996, emplacou o CD duplo de platina, onde o público descobriu pérolas como a música “Firmamento”, “Realidade virtual” e “O erê”.

Dois anos depois foi lançado o CD quanto mais curtido melhor e Toni começou a se dedicar também ao cinema, sua segunda paixão.

Já em 1999 atuou como ator no filme de Cacá Diegues, “Orfeu”, além de ter cantado na trilha. Outra canção que, claro, merece destaque é “Solteiro no rio de janeiro”, da trilha sonora do filme “Como ser solteiro”, sua primeira aparição solo.

Em 2000, foi à Europa para o lançamento de “Dubs”, o primeiro lançado do brasil, um acontecimento histórico na nossa música que, juntamente com o álbum “Hits”, vendeu mais de 300 mil cópias.

No ano de 2002, comemorando 15 anos de carreira, lançaram o Acústivo MTV, com participação de Gilberto Gil na releitura de “Extra” tendo duas inéditas “Berlim” e “Girassol”.

Além disso, apresentou ao lado de Angélica o programa Fama na Rede Globo. Após esse período, além de cantor, ator e apresentador. ele também trabalha para aventurar-se na direção de um filme

Em 2007 Toni Garrido foi convidado a participar do CD e DVD Roupacustico II do sexteto carioca roupa nova. Toni fez dueto com o Roupa Nova na canção sensual dividindo os vocais com Ricardo Feghali.

Em julho de 2008 Toni Garrido deixou o Cidade Negra para se dedicar à carreira solo, retornando a banda entre o final de 2010 e o início de 2011.

Em 2018, ao lado do baixista de Nando Reis, Felipe Cambraia e do saxofonista George Israel (ex-Kid Abelha) criou o grupo Black Carlos, que toca canções nos estilos funk e soul da dupla Roberto e Erasmo Carlos.

No mesmo ano, Toni iniciou a turnê do espetáculo “Noites de Orfeu”, que segundo ele é a realização de um desejo antigo de contar a história da amizade e parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Voraes que se conheceram para criar o musical “Orfeu da Conceição” que deu origem ao filme “Orfeu negro” e que inspirou o diretor “Cacá Diegues” a produzir o filme “Orfeu” no qual Toni foi protagonista.

Contato para show ou contratar show do Toni Garrido entre em contato no 11 2389-1169 ou embrashow@embrashow.com.br

Contato

Telefone: +55 11 2389-1169

embrashow@embrashow.com.br





Vídeos