Biografia

Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, em Belém, é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música “Filho da Bahia”, cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. A cantora completou, em 2020, 45 anos de carreira com mais de 15 milhões de álbuns vendidos, entre o Brasil e Portugal. Já gravou mais de 30 álbuns, entre CDs, DVDs e EPs, além de participações em coletâneas de sucesso e outros artistas. A cantora é também embaixadora da Unicef, região amazônica, por ações e serviços prestados à causa infantil e adolescente. Contra a exploração e prostituição de crianças.

Além disso, possui cerca de cinquenta canções inseridas como temas de novelas e especiais de TV e soma uma série de shows e turnês nacionais e internacionais, com espetáculos em países como Itália, Espanha, Alemanha e, principalmente, Portugal.

Intérprete que já recebeu as maiores honrarias e premiações relacionadas ao mundo artístico de seu país, ela recebeu os troféus de “Melhor cantora” e “Melhor Álbum”, categoria popular, ano 2016, do Prêmio da Música Brasileira. Em 2018 foi novamente indicada, categoria Melhor DVD. Também não faltam premiações internacionais a Fafá de Belém. Uma das mais importantes foi o recebimento da “Medalha do Turismo”, em 2011, honraria concedida pelo governo português.

Suas canções extrapolaram fronteiras. Algumas delas, como “Vermelho”, por exemplo, virou uma espécie de hino para a torcida do Benfica, em Portugal. E também é cantada, nos estádios de futebol, por torcedores de clubes brasileiros como o Internacional de Porto Alegre. Fafá é também a única artista brasileira a gravar um álbum de fados produzido com o “aval” de Amália Rodrigues pelo produtor da famosa cantora portuguesa.

Fafá também se aventurou no mundo da interpretação atuando em telenovelas e grandes musicais. Entre eles, destaque para a personagem Mere Star, na novela A Força do Querer, da TV Globo. Fafá era mãe do personagem de Marco Pigossi e na trama também era uma cantora.

No campo religioso, Fafá está há 10 anos à frente da Varanda do Círio de Nazaré, a maior manifestação de fé do mundo, convidando celebridades, teólogos, filósofos e personalidades públicas. Além disso, é a única artista no mundo a cantar para três Papas, a convite do Vaticano.

Entre os feitos que sua carreira proporcionou está a participação ativa no processo de redemocratização do Brasil, o que deu a ela o codinome de “Musa das Diretas”, por sua participação nos movimentos populares contra a ditadura militar. Fafá foi a única artista a participar de todos os comícios pelas Diretas Já, em prol do retorno à democracia.

Suas redes sociais, entre Facebook, Instagram e Twitter, detém um alcance de cerca de 3 milhões de pessoas semanalmente, e mais de 2,3 milhões de seguidores, que acessam, frequentemente, suas postagens.

No ano de 2020, durante a pandemia de Coronavírus, Fafá mais uma vez se reinventou no mundo digital. Depois de várias lives de entrevistas em seu instagram, com participação de Vera Fischer, Ministro Mandetta, Nany People, Milton Cunha, Padre Fabio de Melo, Djamila Ribeiro, Fafá decidiu fazer uma live de música. Sua primeira live relembrou os temas de novelas, trazendo a nostalgia num momento em que os brasileiros estavam órfãos de produções por conta da paralisação das gravações. Artistas como Gloria Pires, Miguel Falabella, Lima Duarte, Fábio Junior, Chitãozinho e outros participaram da live “Temas de Novelas”, que alcançou mais de 500 mil visualizações e revolucionou a forma de se fazer lives musicais naquele momento.

Fafá inseriu as “lives temáticas” no mercado brasileiro e a partir dali muitos artistas consagrados se sentiram incluídos naquele universo e passaram também a fazerem suas lives.

No total, foram 21 lives em 2020. Temas como Bossa Nova, São João, Guitarradas do Pará, Fé, Músicas Natalinas e muitos outros foram abordados por Fafá em suas lives. No início de agosto, Fafá foi a primeira artista brasileira a participar de uma live pela plataforma “Cliveon – Culture Live Online”, uma sala virtual de espetáculos digitais. A apresentação foi transmitida ao vivo, diretamente de Portugal, no Auditório do Centro de Estudos de Fátima.

Contato

+55 11 2389-1169
embrashow@embrashow.com.br





Nossos Vídeos