Biografia

Sei que ela não foi a primeira na história, mas como mulher cantando samba enredo na avenida, provavelmente foi a mais famosa…e a que ficou na minha memória e até me inspirou nos anos 80, quando realmente comecei a cantar sambas enredos.

Eliana de Lima começou sua carreira no Carnaval paulistano.Não encontrei maiores dados biográficos sobre sua vida, apenas o que praticamente todos sabem sobre sua trajetória musical e a data de nascimento – 20 de setembro de 1961.

Começou sua carreira como puxadora de samba-enredo de escolas de samba do carnaval paulistano. Seu primeiro contato com uma escola de samba se deu em 1979, quando passou a frequentar a quadra da Cabeções de Vila Prudente. Apesar de ter se tornado reconhecida como boa cantora, por ser mulher não foi aceita como puxadora imediatamente, tendo começado a cantar nos desfiles em 1980, quando defendeu o samba enredo “Cultura, divindade e tradições de um povo” para a Escola de Samba Príncipe Negro. Sua primeira gravação foi feita nesse mesmo ano no disco com os sambas enredos das escolas de samba de São Paulo, tendo depois disso cantado em desfiles para quase todas as principais escolas de samba de São Paulo, como a Mocidade Alegre, Unidos do Peruche, Nenê da Vila Matilde, Rosas de Ouro e Leandro de Itaquera, entre outras.

Destaca-se sua passagem pelas escolas de samba Unidos do Peruche e Leandro de Itaquera, onde os sambas cantados, eram aclamados pela arquibancada. Os Sambas Filhos de Mãe preta (Unidos do Peruche 1988) e Babalotim – A história dos Afoxés (Leandro de Itaquera 1989) são os mais conhecidos.

Gravou o primeiro disco, “Fogueira de Não se Apagar”, em 1987. Em 1988 defendeu para a Unidos do Peruche ao lado de Jamelão o samba enredo “Filhos da Mãe Preta”.

Mas foi em 1989, com Desejo de amar (Gabú – Marinheiro), que sua carreira decolou, e ela acabou conquistando o Brasil.

Eliana de Lima recebeu diversos prêmios, como o Troféu Imprensa, Prêmio Sharp, Troféu SBT, entre outros. Gravou até agora 11 discos, totalizando mais de 2 milhões de discos vendidos em todo o Brasil. Eliana de Lima é a principal representante feminina do samba de grande apelo popular feito em São Paulo que invadiu as rádios na década de 80, chamado pejorativamente de “Samba Mauriçola” e “Bregode”. (Eu chamo do percursor do “sambanejo” que existe hoje)

Contato

+55 11 2389-1169
embrashow@embrashow.com.br





Vídeos