Biografia

Da Ghama

Nascido no Rio de Janeiro, no bairro Lins de Vasconcelos Paulo Roberto da Rocha Gama ou simplesmente DA GHAMA é Cantor, compositor, guitarrista e fundador do grupo “Cidade Negra”. Apesar do talento, seu pai que tinha como hobby tocar violão e cavaquinho, não era músico profissional. Contudo, foi o primeiro a inspirar e a incentivar o filho a aprender e a tocar um instrumento musical.

Foi com a ajuda de amigos e das páginas das revistas vendidas em Bancas de Jornais que ele começou a aprender a tocar violão, chegou a frequentar – por pouco tempo – a Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro mas, foi nas aulas ministradas na Igreja São Judas Tadeu, em Heliópolis, Baixada Fluminense, onde iniciou seus estudos de Teoria Musical e, a convite de uma ex namorada da época, se aventurou pelas Artes Cênicas.

Na exaustiva luta por seu espaço no mundo da música, Da Ghama passou por várias Bandas até que em 1983 surgiu a Banda Lumiar mas, após algum tempo os meninos descobriram que já haviam outros jovens usando este nome e foi aí que, em 1986, surgiu a famosa Banda “Cidade Negra” onde Da Ghama permaneceu por 22 anos contribuindo com suas composições e com o som de sua guitarra.

Paralelamente aos trabalhos do Cidade Negra o artista passou a produzir seus próprios projetos através de sua empresa criada em 1997, a Reggae Produções Artísticas que atua até os dias de hoje como Editora Musical e Produtora de Eventos.

Em abril de 2009, já conhecido pelo grande público e com seu trabalho reconhecido por grandes nomes da MPB, Da Ghama resolveu se desligar do Cidade Negra e passou a dedicar-se mais a sua empresa, a carreira solo e principalmente a sua família.

O ano de 2012 foi marcado pelo retorno do artista aos estúdios e pelo lançamento de seu primeiro álbum solo, intitulado “Violas e Canções”. Este trabalho que contou com a presença de seus parceiros de composição Marcos Valle e George Israel, e a participação especial do nosso grande mestre do samba Arlindo Cruz, também mostrou um Da Ghama muito mais maduro, que não havia abandonado as raízes do reggae, investiu em novas sonoridades como o samba-bossa e o pop, colocou em prática seu lado compositor de MPB e mostrou seu talento como produtor musical.

No mesmo ano Da Ghama foi contemplado com o prêmio de melhor compositor na categoria de “Melhor do Reggae”, que aconteceu no Expresso Brasil Show, em São Paulo, e também recebeu uma grande homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Belford Roxo, sua cidade e bairro de coração.

“BaixÁfrikaBrasil” último CD – lançado em 2016 – marca sua volta às raízes do reggae. “Feito com muito amor, este trabalho é uma demonstração de gratidão, uma pequena retribuição a todo carinho que venho recebendo do público ao longo de minha carreira.” Diz Da Ghama.

O disco reforça a ideia da “Década Internacional de Afrodescendentes” (2015 / 2024) instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e apresenta não apenas músicas de reggae mas, também uma proposta cultural, social e ambiental. Neste trabalho, Da Ghama conta com as participações especiais de: Serjão Loroza, Gil Soul, Celso Moretti e Lanna Rodrigues. “A proposta veio para fortalecer e homenagear a cultura negra no Brasil e no mundo”. Diz o cantor.

O álbum é uma singela homenagem à Baixada Fluminense e as influências africanas, bem como a todos os cantores, compositores e bandas brasileiras que vem fazendo a história do reggae no Brasil ao longo dos últimos 30 anos mostrando, no encarte do CD, fotos de uma pequena pesquisa sobre alguns pontos históricos da região.

Contato para show ou contratar show do Da Ghama entre em contato no 11 2389-1169 ou embrashow@embrashow.com.br

Contato

+55 11 2389-1169
embrashow@embrashow.com.br





Vídeos